quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Válido somente para Rubro-Negros de alma

Em uma situação complicada com conseqüências desastrosas, o ser humano tem por instinto procurar sempre um buxa para colocar a culpa de toda a merda ocorrida. Com um acúmulo muito grande de gente tendo o mesmo instinto, as coisas sempre terminam com um candango de cristo, isso é completamente normal apesar de injusto. O Flamengo é o maior exemplo do mundo de casos em que esse instinto é acionado no coletivo, isso sempre acontece e sempre acontecerá, porém, o Flamengo esta em uma situação em que temos tantos buxas para colocar a culpa que ficamos até perdidos na hora de citar um.

Acabou que desistimos de tentar colocar a culpa em alguém do elenco e só nos restou largar a peia no colo da sorte. Colocamos logo a responsa em algum Exu, uruca, vudu, olho gordo, ou qualquer outro termo comum em rodinha de botafoguenses (não tem como isso ser no bom sentido, desculpa...), o bom flamenguista tem é que tentar confiar no que temos e apoiar esse elenco limitado como se ele fosse o mais completo e mais sinistro do mundo, esse é o nosso trabalho.

Infelizmente, eu sei que é bom (ou mais cômodo) pra boca dos torcedores de camisa de naftalina falar mau sempre, chegar para o amigo e mandar um “e o seu flamengo ein...”, largar o malho em Deus e o mundo coisa e tal, mas o que precisamos entender é que é muito legal ser flamenguista na boa fase, porém é nessas horas de treva que o Flamengo mais precisa de nós, são em momentos como esse que os jogadores começam a se sentir rejeitados e que o nosso apoio é o que dá o gáz a eles.

Esse sábado, um amigo muito vascaíno, quando soube que eu tinha o ingresso do jogo comprado falou para mim assim: “Porra Pedro, você é maluco de gastar dinheiro pra ver seu time na merda que ele está...” (inclusive me surpreendeu com essa frase, já que ele pensa da mesma forma que eu em relação ao aglomerado de gente que ele torce) Bom, sabem o que eu respondi? “Irmão, você acha mesmo que deixaria meu time na mão em uma hora dessas? Vou feliz para o maraca quando o Flamengo está engrenado, mas é nessas horas que ele precisa mais de mim...”.

Vejam bem, não quero me colocar aqui mais Rubro-Negro que ninguém, me considerar um patamar acima de nenhum candango nem dizer que Rubro-Negro de verdade sou eu e ponto, somente dei um exemplo de como um torcedor de fato pensa, como um apaixonado se comporta e o que o Flamengo espera de nós, é isso.

Digo isso até pra você ai, o flamenguista que nunca foi ao maracanã, que nunca passou na frente do estádio ou até tem medo de entrar no maraca e se deparar com uma porradaria generalizada. Tudo bem, eu entendo que você até tem seus motivos, você não passa a ser menos flamenguista que nós que estamos no templo praticamente todo jogo. A unica coisa que cobro de você nesse momento é foco, sem cornetagem, apoia da forma que achar mais comodo ou mais seguro, sei lá, mas só não desacredite. (parágrafo válido apenas para os torcedores que se encaixem nesse perfil e que torcem, sofrem, choram e não perdem um jogo do fla no rádio ou na televisão, os verdadeiros Rubro Negros a distância, sei que vocês existem).

Bom, só o que eu queria era fazer essa cambada perceber que não é hora de cansar de torcer, os melhores momentos vem dos maiores sofrimento, vide 2009. E para os integrantes da geração menos afortunada que não viu o Zico jogar (como eu) pensa que é muito fácil ter virarado Flamengo vendo Zico, Junior, Adílio, Julio César, etc. Nós nos tornamos tão flamenguista que essa galera vendo Roma, Negreiros, Lê, Fernando, Maurinho... O mais difícil nós já conseguimos, agora é manter.

Foco, fé e esperança, é o mínimo que se espera de um Flamenguista de alma. E tenho dito.


SRN
@flacanagem
@opernapedro


Para acompanhar o Flacanagem assine nosso Feed

4 comentários:

  1. Isso mesmo, Pedro!
    Hora de apoiar!Amor rubro-negro nao respeita as fronteiras entre fases boas e ruins.
    SRN sempre!
    @CrisMarassi

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo agora!
    Essa coisa de "e o seu Flamengo" me dá uma raiva... Sempre tem um pra me dizer isso...
    A hora de apoiar o time é agora, nem que tenhamos que gritar pelo Val Baiano e faze-lo se sentir o melhor jogador do mundo, se isso ajudar, é isso que a nação tem que fazer. Pedimos mudanças e elas vieram, agora vamos fazer nossa parte e apoiar ao maximo!!
    Acreditar sempre!

    SRN!

    ResponderExcluir
  3. E o Ronaldo gordinho onde entra nisso ?

    ResponderExcluir
  4. e onde entra o ronaldo nessa história?? o q ele tem a ver thiago?

    ResponderExcluir